Depoimentos

O tema da perinatalidade e da parentalidade é complexo porque envolve, além de aspectos subjetivos e específicos de cada dupla mãe-bebê (ou pai, família) muitos aspectos da cultura, de como enxergamos a maternidade no geral. Os cursos do Instituto Gerar exploram esses conteúdos e eu acredito que isso faz muita diferença no atendimento a esse público.


Maria Fernanda Nogueira

Psicóloga


Sou psicóloga com uma formação bem eclética. Já estudei desde bioenergética até psicanálise. Acredito que nenhuma teoria dá conta da complexidade do ser humano. E nada mais complexo do que a mulher grávida. O Gerar foi um curso fundamental para mim que quero trabalhar com esse público. Apesar das bases psicanalíticas, o curso oferece uma vasta visão da perinatalidade de vários ângulos diferentes. Me ajudou muito a ver esse processo da gravidez, parto e pós-parto de uma forma muito ampla, aumentando meu repertório teórico, mas ao mesmo tempo respeitando meu estilo. A Vera Iaconelli é uma pessoa chave nesse processo, percussora desse tema no Brasil, pessoa de uma sensibilidade sem igual, traz uma leitura acessível e descomplicada da teoria, apoiada numa prática muito bem fundamentada. Sou muito grata de ter participado da primeira turma da pós-graduação presencial do Instituto Gerar.


Tania Novinsky Haberkorn

Psicóloga



Fazer o curso de pós-graduação presencial do Instituto Gerar foi uma experiência muito enriquecedora. Durante o processo, pude re-significar conceitos, ampliando meus conhecimentos e minha atuação profissional largamente e o principal, profundamente. Além disso, apesar do fato de o instituto ter orientação psicanalítica e eu utilizar como base teórica a psicologia analítica, este foi um dos fatos que só fez com que o curso fosse ainda mais interessante, estando todos os profissionais abertos para trocar e compartilhar visões, sendo possível me colocar, ser ouvida e respeitada a partir dos meus. Este detalhe só nos fez crescer a todos. Isso foi primordial para o sucesso do curso para mim.


Erika Novaes

Psicóloga



Eu sou psicóloga Junguiana e quando me inscrevi no curso de pós-graduação do Instituto Gerar confesso que estava preocupada  por saber que a instituição seguia um referencial psicanalítico. Mas no decorrer do curso fui me sentindo acolhida e percebendo que de forma geral o conteúdo era bem acessível.  Depois de concluir a pós,  só tenho a dizer que o Instituto Gerar é sensacional e foi um divisor de águas na minha formação.


Kátia Sanchez

Psicóloga



Sou fonoaudióloga e trabalho com pós-parto há alguns anos, em UTI neo-natal e como consultora de amamentação. Decidi fazer os cursos no Instituto Gerar porque acho que faz bastante diferença um olhar subjetivo e ampliado para cada família que você atende. Acho perfeitamente possível que qualquer profissional acompanhe o conteúdo dos cursos, mesmo quem não tem experiência na área. Ele dá uma boa base deste universo da perinatalidade!


Kely de Carvalho Torres

Fonoaudióloga



Comecei os cursos no Gerar pois me identificava com o tema da perinatalidade, mas confesso que tinha receio quanto à psicanálise, pois sempre me identifiquei com a fenomenologia. No entanto, os cursos se mostraram bastante acessíveis para quem não é do meio psicanalítico e não tive dificuldade para aproveitar o conteúdo. Foi uma experiência muito enriquecedora.


Raissa de Melo Goes

Psicóloga



Minha visão de maternidade mudou muito com os cursos do Instituto Gerar. Na faculdade o assunto quase não é abordado e, quando é, reproduz de uma maneira estigmatizada e naturalizada conceitos que influenciam muito a maneira como lidamos com esse público.


Renata Carvalho

Psicóloga